5º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa (CCQL-PLP)

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promovem, nos dias 19 e 20 de junho de 2023, na cidade da Florianópolis, no Brasil, a quinta edição do Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa (CCQL-PLP).

A iniciativa, que decorrerá em formato presencial e online, tem como objetivo contribuir para a harmonização de procedimentos e metodologias de controlo da qualidade na área do diagnóstico laboratorial.

Integrado no ProMeQuaLab “Projeto de Melhoria da Qualidade Laboratorial”, o evento visa promover a formação e o debate entre os países de Língua Portuguesa, assim como ajudar na definição de critérios de desempenho laboratorial, especificações e indicadores da qualidade, tendo em vista a melhoria do diagnóstico laboratorial com benefício direto para as instituições e, consequentemente, para a população em geral dos países envolvidos.
O programa do congresso prevê a participação de palestrantes dos diferentes países membros do ProMeQuaLab para a realização de mesas redondas e minicursos pré-congresso com periodicidade semanal, todas as quintas-feiras às 9 horas do Brasil, a partir de 9 de março até 25 de maio de 2023 por via on-line.

Serão abordados os temas:

  • Noções básicas de estatística
  • Cálculo de incertezas
  • Diagnóstico laboratorial em hematologia
  • Malária, SARS-CoV-2
  • Aplicação do EUCAST
  • Avaliação externa da qualidade e Acreditação

Nos dias 19 e 20 de junho de 2023 o evento será presencial no Brasil, mas com transmissão online, com mais 8 atividades que abordarão a Regulação da qualidade laboratorial nos países de língua portuguesa, Controlo interno e externo da qualidade, Sistemas de informação laboratorial, Fases pré e pós-analítica, Gestão de equipamentos e Especificações da qualidade.

Mais informações sobre a programação do evento, como submissão de abstracts (até dia 18 de maio de 2023), palestrantes e inscrições para o 5º CCQL-PLP e para os Cursos pré-congresso estão disponíveis no site do congresso