Dia Mundial da Abelha

Hoje é Dia Mundial da Abelha!
20 de maio

“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”
Albert Einstein

As abelhas são seres vivos essenciais para a manutenção da biodiversidade. Responsáveis pela polinização, a existência da flora e fauna terrestre que hoje conhecemos depende em grande parte dos seus serviços. De todos os polinizadores, são elas de entre as diferentes espécies as responsáveis pela polinização das culturas mundiais, sem as quais diversos produtos agrícolas dos quais dependemos não existiriam.

A data que hoje comemoramos, foi proclamada pelas Nações Unidas (Dezembro, 2017) para lembrar a importância da polinização e dos seus diferentes agentes para um desenvolvimento sustentável.
Sem polinizadores não há flores, sem flores não há abelhas. As diferentes ameaças a que as abelhas e os restantes polinizadores têm vindo a ser sujeitos pela ação do Homem, tais como o uso e abuso de pesticidas e o aumento das monoculturas, têm colocado em causa o papel destes pequenos seres no equilíbrio do planeta, levando diversas espécies à extinção.
Três exemplos que cada um de nós pode fazer para ajudar?
Promova a diversidade de espécies nativas no seu jardim; evite pesticidas e herbicidas; e compre produtos locais sustentáveis.