Educar para Convivir con el Fuego

Resumo da workshop “Educar para viver com o Fogo” (https://www.plantandocaraalfuego.org/taller-2023/)

Entre os dias 11 e 14 de julho decorreu em Santiago de Compostela o workshop prático “Educar para viver com o fogo”. Este evento coincide com o encerramento de dois projetos de inovação educativa na temática dos incêndios florestais: Facing Fire (https://facingfire.eu/, financiado pelo programa Erasmus+) e Plantando cara al fuego (https://www.plantandocaraalfuego.org/, financiado pelo Ministério da Ciência espanhol).

Os incêndios florestais são um fenômeno complexo que afeta nosso ambiente natural e socioeconômico. Nos últimos anos, houve progresso em aspectos como detecção precoce, prevenção, extinção ou restauração. Apesar desses importantes avanços, a área de floresta queimada continua aumentando, enquanto a área restaurada não chega a 1%. Diferentes análises indicam que é necessária uma maior ênfase na melhoria da educação, na transferência de conhecimento e no envolvimento da sociedade. A oficina tem sido um ponto de encontro para encontrar novas fórmulas para essas estratégias, incluindo o Service-Learning.

No workshop prático, em que participaram mais de 100 pessoas de Espanha, Portugal, Itália e Grécia, foram trocadas experiências através de apresentações curtas (mais de 50% dadas por alunos), foram organizados workshops práticos por especialistas, tanto em sala de aula como no terreno (técnicas audiovisuais, gamificação, estratégias educativas e aprendizagem-serviço) e foram organizadas mesas redondas de discussão entre diferentes atores. Paralelamente, os participantes assistiram a exposições artísticas e científicas relacionadas com o tema.

A Dra. Laura B. Reyes, presidente da International Union of Soil Science, quien impartió la conferencia Facing the fire to live with it assuming the challenge of preserving life on Earth.