Este ano o tema são as Algas, particularmente as comestíveis, trazidas pela mão do Biólogo Leonel Pereira.
Leonel Pereira é Doutorado em Biologia, na especialidade de Biologia Celular, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde actualmente lecciona, integrando também o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.
Os seus interesses centram-se sobretudo nas áreas da Biodiversidade Marinha (algas), na Biotecnologia Marinha (compostos bioactivos de macroalgas) e na Ecologia Marinha (avaliação ambiental).
É, desde 2008, autor e editor da publicação eletrónica MACOI – Portal Português das Macroalgas (www.uc.pt/seaweeds). Autor de 6 livros e 29 capítulos de livros, publicou até ao momento mais de 40 artigos científicos em revistas internacionais e proferiu mais de uma centena de palestras e comunicações orais em diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Recebeu em 1998 o prémio Francisco de Holanda (Menção Honrosa) e, mais recentemente, o prémio do Mar Rei D. Carlos (18ª edição).
Venceu o Prémio CHOICE em 2016 – Outstanding academic title award 2016 – Book title: Edible Seaweeds of the World, CRC Press.
Nesta NEI 2019, já na Sexta-feira dia 27 de Setembro, vamos descobrir o enorme potencial das algas, alimento natural, de elevado valor nutritivo e baixo em calorias. A sua pobreza em gorduras contrasta com o vasto leque de outros nutrientes, dos quais se destacam o ferro e o cálcio, assim como vitaminas, fibras e proteínas (com todos os aminoácidos essenciais).
Vamos descobrir que algas da costa portuguesa podem ser utilizadas na alimentação e as receitas que com elas podemos elaborar. Também será abordada a colheita e o cultivo de algas, assim como a sua utilização na indústria alimentar e na indústria farmacêutica.