As Autarquias enquanto Agentes de Conservação da Natureza e Biodiversidade

A Ordem dos Biólogos, através da sua bastonária, Maria de Jesus Fernandes, juntamente com o Sr. Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Dr. Duarte Cordeiro, e o Diretor Regional de Lisboa e Vale do Tejo do ICNF, marcaram presença na inauguração da Estação da Biodiversidade do Canhão Cársico de Ota.

Nesta visita, a conservação da natureza foi o tema principal, tendo a Sra. Bastonária aproveitado para conversar com a tutela sobre várias questões para a salvaguarda da biodiversidade e para o cumprimento das metas estabelecidas a nível internacional.

Durante o seu discurso, a Ordem realçou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas Biólogas da equipa da Conservação da Natureza do Município de Alenquer, bem como destacou o exemplo de uma autarquia que reconhece a profissão do Biólogo e assume nos seus compromissos a preservação do seu património natural.

A iniciativa contou ainda com o anuncio oficial da integração do Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota na Rede Nacional de Áreas Protegidas, uma área protegida que contempla “um dos mais interessantes vales em canhão das regiões calcárias portuguesas, com escarpas e cones em cascalheiras” e abriga comunidades biológicas de grande importância nacional.