Maria Amélia Martins-Loução distinguida com o Grande Prémio Ciência Viva 2021

A bióloga Maria Amélia Martins-Loução foi distinguida com o Grande Prémio Ciência Viva 2021. De acordo com o comunicado da Ciência Viva, esta distinção deveu-se à “sua ação notável na promoção da cultura científica enquanto professora, bióloga e divulgadora na área da Ecologia”.
Membro da Ordem dos Biólogos, onde exerceu o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral de 2014 a 2021, é Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia, Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Investigadora do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Globais, tem-se destacado pela sua participação pública, nomeadamente através da escrita regular de artigos de opinião sobre as ameaças à biodiversidade. Ao nível da investigação, o papel do azoto no funcionamento dos ecossistemas e a sua relação com a biodiversidade têm sido temas recorrentes, abrangendo o ciclo do azoto na interação solo-plantas-atmosfera.
A cerimónia de entrega da distinção ocorrerá no dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, às 16h, no Auditório José Mariano Gago no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. A cerimónia será transmitida online através da página da Ciência Viva.

Saiba mais aqui.