Mensagem Natal 2022

Chegamos mais uma vez ao Natal, e o fim do Ano de 2022 aproxima-se a passos largos.

O Natal é tempo de festa, de fraternidade e de presentes.

Seria suposto termos algumas boas prendas para vos oferecer, mas este não será, infelizmente, um Natal repleto de boas prendas para os Biólogos portugueses!

O governo fez publicar recentemente uma Resolução de Conselho de Ministro que consagra a transferência de competências dos serviços da administração direta do Estado para os serviços regionais – as CCDR, e que aparentemente inclui a transferência da gestão da Rede Nacional de Áreas Classificadas.

Esta publicação veio trazer sustentadas dúvidas quanto à sua aplicação à gestão das Áreas Protegidas de âmbito nacional. Qual o papel da autoridade nacional de conservação da natureza? Estará o Governo a pensar colocar a direção do nosso único parque nacional subordinado a uma gestão regional? Ponderará alterar o Estatuto do Parque Nacional da Peneda-Gerês? E reclassificar as restantes áreas protegidas de âmbito nacional?

No dia 16 de janeiro, no Auditório da Assembleia da República, a Ordem dos Biólogos irá promover um seminário sob o tema “50 Anos de Áreas Protegidas em Portugal”, para o qual gostaríamos de vos convidar a todos. Refletir sobre os caminhos percorridos e as metas e desafios que se nos colocam é o objetivo, que ganhou neste momento uma dimensão acrescida.

Não obstante os esforços nesse sentido, continuamos sem avanços relativamente à carreira de Biólogo Clínico e ao real reconhecimento dos Biólogos como profissionais de saúde de pleno direito! O trabalho conjunto dos órgãos da direção e do colégio de especialidade, no sentido de rever esta situação, bem como de todos os Biólogos que trabalham nos Laboratórios, Institutos e Hospitais, a nível nacional, ajudará a esse reconhecimento. A nossa/vossa competência profissional, técnica e cientifica, é a nossa melhor arma no reconhecimento da profissão.

Contem connosco para enfrentar todos estes desafios, os quais se afiguram difíceis nos próximos anos, mas que, com a competência e dedicação de todos os Biólogos, iremos com certeza ultrapassar e vencer.

Desejamos um FELIZ NATAL a cada um(a) de vós e um ano de 2023 com Saúde e boa Biologia!