Reconhecimento dos Títulos de Especialista da Ordem dos Biólogos para o SNS

Caros e Caras Biólogos e Biólogas,

Hoje é um dia muito importante para a Ordem dos Biólogos, foi publicado o Decreto-Lei Nº5/2024 que altera o regime das carreiras farmacêuticas e reconhece o título de especialista concedido pelas Ordens profissionais.

Este diploma reconhece os títulos de especialista atribuídos pela Ordem dos Biólogos na área da Biologia Humana e Saúde, como condição suficiente para ingresso na carreia dos técnicos superiores de saúde no SNS.

O acesso à carreira dos técnicos superiores de saúde, carreira especial não revista do Ministério da Saúde, depende de se ser detentor de titulo de especialista. Assim, este diploma equipara os títulos de especialista atribuídos pela Ordem dos Biólogos aos atribuídos pelo Estado, de forma clara e inequívoca, e determina o seu reconhecimento para o SNS, conforme anexo do diploma transcrito abaixo:

Este “simples” ato legislativo é o culminar de um longo percurso em prol do reconhecimento do trabalho dos colegas que desenvolvem a sua atividade profissional da área da saúde humana. Foi uma luta que resultou não só do empenho e persistência dos biólogos da área da saúde, mas também de todos os dirigentes da Ordem dos Biólogos ao longo destes 25 anos.

Estamos todos de parabéns!

Prestamos também o devido reconhecimento e agradecimento a todos(as) o(a)s que contribuíram para este “presente de Reis” de 2024!

Este diploma é ainda o reconhecimento público do trabalho dos Biólogos em prol da comunidade e do utente. Bem sabemos, quanto necessitamos ainda de labutar por conseguir esse estatuto junto dos nossos concidadãos.

O trabalho não termina aqui, continuamos com muitas frentes de batalha, mas estas vitórias devem dar-nos ânimo para prosseguir.

Obrigada a todos(as)!

Um Bom Ano!
Maria de Jesus Fernandes