A espécie bacteriana Escherichia coli demonstra uma ampla diversidade de características genéticas e fenotípicas. Os patótipos comuns de E. coli incluem: i) E. coli produtora de toxina Shiga (STEC), que compreende dois grupos principais: E. coli produtora de edema (EDEC) e E. coli enterohemorrágica (EHEC); ii) E. coli enteropatogénica (EPEC); iii) E. coli patogénica extra-intestinal (ExPEC); iv) E. coli enterotoxigénica (ETEC). Trata-se do patótipo de E. coli causador de doenças em suínos mais relevante, tendo sido classificado como a bactéria multirresistente (MDR) mais significativa na produção suína pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).
É de salientar, portanto, que a deteção de ETEC é de suma importância na saúde assim como na segurança alimentar e sanitária, permitindo entender a epidemiologia da doença e implementar medidas de controlo e prevenção adequadas. Isso inclui o rastreamento de surtos, a identificação de fontes de contaminação e a implementação de práticas de higiene apropriadas. Para além disso, o diagnóstico precoce de infeções por ETEC permite o tratamento adequado dos pacientes ou animais, evitando tratamentos desnecessários ou ineficazes. Devido à sua prevalência e aos riscos à saúde pública que representa, é fundamental que os professores e profissionais da saúde estejam bem informados sobre os métodos de deteção de zoonoses, como as ETEC. Esta formação abordará os princípios básicos da microbiologia relacionada à ETEC, os métodos de diagnóstico disponíveis e as suas aplicações práticas na identificação precoce e no controlo de surtos. Durante esta sessão, exploraremos diferentes técnicas de deteção, desde métodos laboratoriais tradicionais até abordagens mais avançadas, incluindo técnicas moleculares.
Espera-se que no final desta formação, os formandos tenham aprofundado os conhecimentos de biologia, e reconheçam a importância desta disciplina no contexto de Saúde Pública.
Formadores: Joana Castro, Daniela Araújo, Ricardo Oliveira, Carina Almeida
Data: 22 de julho de 2024 às 09h 30m às 16h30
Regime: Ação de Curta Duração certificada pelo CFOBIO para os artigos 8º e 9º do RJFCP
Local: INIAV- Pólo De Vairão, Vila do Conde
Público alvo: Aberto aos grupos disciplinares 230, 520 e 560
Creditação: 6 horas
Custo: 15 euros
Mais informações AQUI