O Ministério da Saúde (MS) assinalou, no passado no dia 5 de abril, o Dia Mundial da Saúde com uma sessão comemorativa, subordinada ao tema “Saúde para Todos”. No decorrer do evento foram atribuídas as Medalhas de Serviço Distintivo grau Ouro, distinção instituída em 1967 com o objetivo de galardoar pessoas, organismos ou instituições que tenham prestado serviços relevantes à saúde publica.
Através desta iniciativa, o Ministério da Saúde reconheceu e distinguiu o trabalho exemplar de diversas personalidades e entidades na resposta e articulação das diferentes linhas de prestação de cuidados de saúde, entre as quais se encontram as biólogas Francisca Avillez e Teresa Fernandes.
Francisca Avillez, bióloga com pós-graduação em Saúde Pública, foi Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue (2009-2006), Subdiretora do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (2006-2004) e Subdiretora da Comissão Nacional de Luta contra a SIDA (2004-2001). Foi ainda Coordenadora do Laboratório de Virologia e do Laboratório de Referência da SIDA do Instituto Ricardo Jorge. Membro fundador e administradora da Fundação Portuguesa “A Comunidade contra a SIDA” (1996-1994). Foi ainda membro do Conselho Deontológico da Ordem dos Biólogos (2012-2002), da Comissão de Ética do INSA e representante da Ordem dos Biólogos no Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
Teresa Fernandes, bióloga, mestre em Parasitologia Médica e pós-graduada em Epidemiologia de Intervenção é coordenadora das atividades associadas ao Programa Nacional de Vacinação e coordenadora adjunta do Núcleo da Vacinação da Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde, na Direção-Geral da Saúde, tendo como funções a coordenação, o planeamento, a monitorização e a avaliação da vacinação, apoiando a tomada de decisão no âmbito da vacinação a nível nacional.
Esta distinção já tinha sido atribuída em 2022 aos biólogos: Raquel Guiomar, Luís Vieira e Manuel Carmo Gomes pelo papel relevante que desempenharam no âmbito da resposta à COVID-19.
A Ordem dos Biólogos congratula-se com a distinção atribuída e transmite os seus mais sinceros parabéns aos galardoados.