Descrição/objectivos
O valor dos charcos é frequentemente desconhecido pela população em geral, mas na verdade apresentam uma importância ecológica e ambiental notável, uma vez que muitas plantas aquáticas e animais (como anfíbios, macro e micro-invertebrados) estão totalmente dependentes destes habitats para sobreviver ou reproduzir-se. Alguns estudos mostram que o conjunto de charcos de uma bacia hidrográfica pode inclusivamente albergar mais biodiversidade do que os rios e os lagos, bem como um maior número de espécies raras e ameaçadas. Os charcos, dada a sua reduzida dimensão e facilidade de construção e visitação em contexto urbano, são também importantes recursos educativos, pois permitem a realização de numerosas atividades de carácter lúdico-científico.
Local:
Sessões teóricas: Quinta Pedagógica de Braga, Caminho dos Quatro Caminhos, Real, 4700-288 Braga
Sessões práticas: Urbanização das Andorinhas, 4700-359 Braga
Programa
29 de abril – Manhã
09h30 –Tipologias, importância e biodiversidade dos Charcos; Apresentação da Campanha Charcos com Vida; Inventariação e caracterização de charcos; Caracterização e inventário biológico de charcos; Atividades pedagógicas de sala; Abordagens, normas e metodologias para a visita a um charco – 3h00
12h30 – Pausa para almoço
Tarde
14h00 – Atividades pedagógicas de sala e campo – 2h00
17h00 – Observação e identificação do material biológico recolhido – 1h00
13 de maio – Manhã
09h30 – Técnicas e materiais para criação de charcos – 1 hora
10h30 – Planeamento e desenho de um charco – 1 hora
11h30 – Gestão de charcos – 1 hora
12h30 – Pausa para almoço
Tarde
14h00 – Construção e impermeabilização de um charco – 4 horas
Noite (opcional)
18h00: Pausa para jantar
20h00: Saída de campo nocturna para observação de anfíbios. A participação nesta atividade é opcional e gratuita . Recomenda-se o uso de lanterna frontal, galochas e agasalho impermeável.
Aceda aqui à Ficha de Inscrição