A adequada gestão da informação nas organizações de saúde, incluindo o Sistema Nacional de Saúde, é essencial para a tomada de decisões informadas e para garantir resultados efectivos e um desempenho eficiente, tanto para os cidadãos como para os profissionais de saúde. Em 2024, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), onde está representado a OBIO, elaborou um relatório que analisa os processos de gestão da informação em saúde em Portugal e apresenta recomendações para o desenvolvimento e integração de uma estrutura para as pessoas e profissionais, que permita fazer escolhas e tomar decisões informadas e seguras com impacto direto na sua saúde e na saúde da comunidade.
Encontra-se em debate e consulta pública até ao próximo dia 03/08/2024 o relatório do Conselho Nacional de Saúde (CNS) “Para um Melhor Sistema de Informação de Saúde ao Serviço das Pessoas”. É desejável que todos deem contributos para aperfeiçoar, corrigir, complementar e completar este documento, que é do interesse de todos os cidadãos.
Participe utilizando o formulário com apenas 5 perguntas, disponível aqui.
Para mais informação:
• Aceda ao relatório aqui.
• Aceda ao site do Conselho Nacional de Saúde
• Aceda à página do CNS no Facebook
Pode também ver a gravação da sessão de apresentação do documento, no passado dia 03/06/2024, na Assembleia da República, disponível no Youtube.
O CNS “é um órgão independente, de consulta do Governo na definição de políticas de saúde”. Participam no CNS: associações de pessoas que vivem com doença(s), organizações autárquicas de âmbito nacional, associações públicas profissionais referidas à saúde, entidades dos setores público, social e empresarial ligadas à saúde, bem como órgãos coordenadores das universidades e dos institutos superiores politécnicos, organizações sindicais de âmbito geral e outros conselhos nacionais.