As Ordens dos Fisioterapeutas e dos Médicos Veterinários passam a fazer parte do CNS, refletindo o conceito “Uma Só Saúde”.
As Ordens Profissionais dos Fisioterapeutas e dos Médicos Veterinários foram recentemente integradas no Conselho Nacional de Saúde (CNS), ao abrigo do Decreto-Lei n.º 46/2024, de 17 de julho. O CNS é um órgão independente, que visa garantir a participação dos cidadãos utilizadores do Serviço Nacional de Saúde na definição das políticas de saúde, permitindo ter uma visão para o futuro da mesma e uma perspetiva de conjunto do sistema de saúde.
Esta inclusão reflete a crescente importância de uma abordagem integrada da saúde, reconhecendo a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental, de acordo com o conceito “One Health” (Uma Só Saúde). A intervenção destes profissionais permitirá uma colaboração estreita na política de saúde e na investigação de temas relacionados com a saúde ambiental, a saúde animal e a segurança dos alimentos, criando um impacto positivo no bem-estar dos seres humanos, dos animais e do ambiente.
A Ordem dos Fisioterapeutas, criada em 2021, também se junta ao CNS, reconhecendo o papel vital que esses profissionais desempenham na prestação de cuidados de saúde, em especial dos mais vulneráveis, promovendo um envelhecimento digno, sendo esta também uma preocupação constante do Programa do XXIV Governo Constitucional.
Decreto-Lei n.º46/2024 – Integra no Conselho Nacional de Saúde as Ordens dos Fisioterapeutas e dos Médicos Veterinários